Os dados mais recentes mostram que comprar casa em Portugal está definitivamente mais caro e se isto pode ser uma má notícia para quem compra, para quem pretende vender casa, então, o cenário é bastante positivo.
Além disso, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o número de imóveis disponíveis para venda é menos de metade do volume de 2008, o que significa que a procura de imóveis tem aumentado e a oferta tem diminuído. Por isso, tem casa para vender? Então, a conjuntura atual joga a seu favor. Afinal, já dizia o multimilionário americano Warren Buffet: “O ideal é comprar quando todos querem vender e vender quando todos querem comprar”.
Descubra como a época do ano pode influenciar a venda da casa
Saber, então, qual a melhor altura para vender a casa é uma questão à qual tanto proprietários como agentes imobiliários pretendem saber a resposta. Nesse sentido, o Grupo Zillow, se não conhece, saiba que se trata da maior empresa de anúncios online para imóveis que atua principalmente nos EUA, revela alguns dados curiosos.
De 1 a 15 de maio é o período do ano em que, em média, se regista um maior número de casas para vender. Assim sendo, e aproveitando esta onde positiva, quem coloca a casa para venda, revela o Zillow, poderá conseguir fechar negócio 18,5 dias mais rápido do que fazê-lo noutra altura do ano.
Quando ao dia, o estudo em causa destaca o sábado como o melhor para iniciar a promoção e a colocação de anúncios de venda – de tal forma que as plataformas online registam um aumento de 20% dos visitantes, quando comparando com outros dias da semana.
Quer saber qual a altura ideal para vender a casa? Então, confira tudo, estação a estação.
Primavera
A primavera é, de facto, a melhor época do ano para vender a casa. A contribuir para este fator está a disponibilidade das pessoas: no verão, as férias são a preocupação principal; no inverno, os dias de frio e chuva, assim como os preparativos para o Natal, não se revelam como fatores convidativos para procurar casa.
Nesse sentido, é nos meses de primavera, em que os dias já são mais longos, e tudo fica com um ar mais alegre e convidativo, que há uma maior predisposição para visitar casas para potenciais compras.
Além disso, tudo floresce na primavera e isto é particularmente importante em imóveis com jardim ou um pequeno quintal, visto que ganham um encanto extra nesta época do ano.
Verão
Como referimos, no verão, existem outras preocupações maiores do que a compra de casa, nomeadamente as férias, pelo que é uma época encarada como de descontração e relaxamento, em que, muitas vezes, se evitam tomadas de decisão tão importantes como é a compra de uma casa.
Além disso, as crianças entram em período de férias, pelo que existe sempre a preocupação de as manter ocupadas.
Outono
O outono é também uma boa opção para vender a casa. Tal acontece não só devido às temperaturas amenas, mas também pela sensação de mudança e renovação que essa época determina no ritmo e estilo de vida dos potenciais compradores.
Além disso, após as férias de verão, as pessoas encontram-se de energias renovadas e preparadas para abraçar novos desafios – a compra de uma casa nova, onde se irão construir novas memórias, é, de facto, o melhor desafio de todos.
Inverno
Se estiver a pensar em colocar a sua casa à venda nesta altura do ano, então, o melhor mesmo é adiar mais uns meses.
Há vários fatores contra: o clima menos afável, os dias mais curtos, a época de Natal que se aproxima a olhos vistos – e são muitos os que viajam para fora, quer no Natal, quer durante a passagem de ano, além de uma agenda já extremamente preenchida com os convívios natalícios.
Agora que já sabe a resposta à questão “qual a altura ideal para vender casa”, siga os conselhos e feche negócio rapidamente.