Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Dicas de como fazer um plano financeiro pessoal

Ninguém esperava pelo que está a acontecer nos dias de hoje e, muitas são as pessoas que não têm aquele dinheiro de reserva para situações como estas ou outras que poderão surgir na nossa vida.

 

Fazer um plano financeiro é a melhor maneira de se organizar com as finanças de forma a manter uma boa estabilidade financeira durante algum tempo e claro alcançar objetivos.

 

 

Aponte as suas Receitas e Despesas

 

Comece por pegar numa caneta e papel e faça o balanço da sua vida financeira, anote todas as despesas (contas que paga, compras, dívidas) e as receitas (tudo o que recebe monetariamente). Anote tudo de forma organizada, observe as contas fixas e variáveis e verifique as contas que tem mais gastos.

Se tiver dividas trace um plano de forma a que o pague de forma mais rápido.

De forma a facilitar, criamos um documento onde pode apontar todas as receitas e despesas mensalmente, basta clicar no link abaixo, exportar e imprimir para começar a dar uso ao documento.

 

Plano Financeiro Pessoal 

https://asset.skoiy.com/7bc923bdd5e44048a03b5eae5f077290/powjejggv1vk.pdf

 

 

 

Corte gastos desnecessários, compre apenas o que lhe faz falta

 

De forma a evitar gastos desnecessários, realize uma lista do que realmente precisa de comprar. Siga à risca essa lista e evite levar artigos por impulso, o que acontece muito.

Se tem por hábito não cumprir a lista, ajuste e mude os seus hábitos. Não compre produtos só porque lhe apetece comprar e na realidade não lhe fazem falta.

A educação financeira deve obrigatoriamente fazer parte da sua vida, ou seja, nem sempre aquela pessoa que exibe peças caras tem uma conta bancária equilibrada.

Antes de ir compras, no caso, de bens alimentares, muitos são o que recebem no correio de casa as promoções da semana, faça uma comparação de preços dos produtos ou serviços que pretende adquirir. Pode sempre fazê-lo no local das compras. Esta é a melhor maneira de economizar o seu dinheiro.

 

 

Evite dívidas de longo prazo

 

Algumas das pessoas acabam por se perder no controle das finanças que tem. É preciso ter consciência de que só se vai gastar consoante o que se ganha. Por essa razão, compre algo parcelado se apenas tiver condições para liquidar as contas no prazo estipulado.

Não conseguiu obter o produto desejado por falta de dinheiro? Espere mais um pouco, junte o valor que for necessário e compre sempre com consciência.

O mercado imobiliário tem a facilidade dos financiamentos, que quando compra um imóvel este pagará a longo prazo.

 

 

Reserve uma parte do seu dinheiro mensal

 

Aprenda a gastar menos do que o que ganha e guarde uma parte do valor que recebe mensalmente, é uma forma de atingir os seus objetivos e não se preocupar com problemas que poderão surgir.

 

 

Invista o dinheiro poupado

 

Se se sente seguro para tal, porque não investir o dinheiro que guardou?

Antes de arriscar em alguma coisa, pesquise e informe-se para saber os diferentes tipos de investimento e quais os que lhe poderiam render mais. Se pretende ter dinheiro quando estiver aposentado, então procure investimentos de longo prazo mas menos arriscados.

Um conselho aos que se prendem às contas poupança, façam investimentos rentáveis e que consigam ter o dinheiro mais rápido nas vossas mãos.

 

 

O objetivo deste artigo é que comece a refletir e a analisar os gastos e receitas que vai tendo mensalmente. Aproveite e comece a pensar no seu plano financeiro pessoal.

Autora
Tags