Cristina Carvalho

Há 9 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

5 Dicas para preparar a sua casa para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e ainda há tanto que fazer! Material para comprar, horários para organizar e a casa preparada para o novo semestre. Deixo aqui algumas dicas para manter a sua casa organizada e não se sentir sobrecarregada.

1. Crie uma Mud room dedicada aos mais pequenos

Quem tem filhos pequenos sabe que a primeira coisa que os miúdos mais gostam quando voltam da escola é libertarem-se da tralha que carregaram todo o dia. 

A mochila pesada, os sapatos ou botas cheios de lama, a lancheira, o casaco... 

Com alguns ganchos para pendurar crie uma zona no hall de entrada da sua casa. É o local ideal para os miúdos guardarem as suas coisas num só sitio, funcionando ainda como decoração.

Disponha um banco para eles se poderem calçar e descalçar, acrescente ainda um cestos pequenos para objetos mais pequenos. 

 

2. Faça um plano de refeições antecipadamente

Com a correria do dia-a-dia, preparar os miúdos para a escola, manter a casa organizada, trabalhar, receber os miúdos da escola, ajudar com os trabalhos de casa, pensar no que vai fazer o jantar torna-se uma tarefa um pouco dolorosa e cansativa.

O truque é fazer um plano de refeições para toda a semana. Parece missão impossível mas, não é!

Tire uns minutos do seu fim de semana para planear as suas refeições para toda a semana e aproveite que o está a fazer para criar já uma lista de compras, para que não lhe falta nada. Se tiver tudo planeado não terá correrias de última hora para o supermercado. 

Dica extra: Planeie para quantidades extras no jantar e reserve no frigorífico, se for daquelas pessoas que pode levar marmita para o trabalho já tem o trabalho adiantado. 

 

3. Crie uma área de pequeno-almoço e snacks 

Designe um local na cozinha para os snacks, pequenos-almoços e lanches. Pode ser um carrinho de cozinha, um armário vazio ou uma gaveta mas, tenha atenção que deva estar a uma altura que os mais pequenos consigam alcançar.

Guarde lá tigelas, utensílios e recipientes para preparação das refeições. Aproveite também para guardar lá as lancheiras, depois de as retirar da mudroom e estiveram limpas e prontas a ser reutilizadas.

Na hora do pequeno-almoço por exemplo tem tudo no mesmo sítio, acabando por poupar tempo no seu dia e ainda contar com a participação das crianças na hora das refeições. 

 

4. Organize a lavandaria

Organize o seu espaço de lavandaria com pelo menos três cestos, para cores, peças brancas e peças escuras. Além disso tenha também um cesto extra para roupas que estão exageradamente sujas e precisam de atenção imediata.

Ensine os mais pequenos a atirar as roupas para os cestos corretos e dessa forma toda a gente poupa tempo facilitando-lhe as suas tarefas.

Antes de começar o semestre tente fazer um jogo com os mais pequenos para se livrar da roupa que está a mais e já não lhes serve. Pode, por exemplo, organizar um desfile de moda com eles e intitule-o de “doar ou ficar”. Coloque dois cestos para separar a roupa, doe a roupa que já não serve, comece o ano letivo com menos tralha e divirta-se com eles no jogo.

 

 

5. Crie um centro de comando de operações

Guarde um espaço na sua casa para organizar todo o dia-a-dia da sua família com um calendário, quadro de avisos, quadro de giz para a lista de afazeres e um sítio para colocar papéis e cartas.

Defina uma rotina matinal e uma rotina noturna para os mais pequenos com lista de verificações para eles se divertirem a colorir as tarefas completadas. Disponha as rotinas na parede e faça disso uma obra de arte.

 

Escusado será dizer que não há distinção de géneros no que toca à preparação do novo ano escolar, se todos contribuirem tudo será mais fácil.

 

Autora
Tags