logo
ballon

Cristina Carvalho

Há 9 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Conheça as 4 melhores técnicas para conseguir poupar mensalmente

Nos dias que correm poupar não é propriamente uma tarefa fácil, exige disciplina e organização, por isso agrupei as principais técnicas de poupança que deve conhecer para começar já a economizar.

1- Registe todas as suas despesas

Uma das formas mais utilizada pelas famílias para controlar as despesas e garantir poupança ao final do mês é, sem dúvida, o registo de todas as despesas à medida que vai tendo gastos.

Para isso deve fazer uma lista e colocar no topo os seus rendimentos, de seguida começa por colocar as despesas fixas, que paga mensalmente, e a previsão do valor das despesas que, embora ainda não tenha a certeza de quanto vai gastar sabe que vai ter, como por exemplo um presente para oferecer no próximo aniversário.

Uma forma simples de controlar os seus gastos, mas que implica tempo da sua parte, dado que para não perder o controlo, tem que fazer o registo do que gasta diariamente de forma regular.

À medida que vai tendo gastos, é só acrescentar na lista, e assim vai controlando quanto já gastou e com sorte, quanto ainda lhe sobra.

2- Guarde 10% do seu salário

Se os seus rendimentos lhe permitirem, o ideal será definir um valor mensal para poupar. Por vezes 10% do salário será suficiente para economizar um valor confortável.

Eu aconselho ter uma conta poupança, e fazer uma transferência automática com o mesmo valor todos os meses. As primeiras vezes até poderá notar alguma diferença no seu orçamento, mas se encarar isto como mais uma despesa fixa verá que será mais fácil de gerir, e no final só terá a ganhar.

3- Mantenha-se fiel às suas necessidades

Sempre ouvi dizer que “a poupar é que está o ganho”. Quantas vezes já lhe aconteceu ir ao hipermercado ou a um estabelecimento comercial com meia dúzia de produtos para comprar e acaba por sair de lá com o carrinho cheio?

A isto chamo comprar por impulso e é mais frequente do que possa imaginar.

O ideal aqui será diminuir o número de vezes que vai ao hipermercado, e sempre que o fizer, leve uma lista dos produtos que realmente lhe fazem falta.  

Com esta pequena dica consegue poupar evitando gastos desnecessários.

4- Fique a par das promoções

Atualmente é muito fácil ter acesso ao valor dos produtos que pretende adquirir.

Quando se trata de promoções são as próprias marcas/empresas que nos procuram para dar essa informação, quer através de folhetos, que nos enchem a caixa de correio semanalmente, quer através das plataformas digitais, com os anúncios no facebook.

Ainda assim, poderá saber em tempo real qual o valor dos produtos, e comparar os valores entre estabelecimentos, programando onde será mais vantajoso ir fazer as compras.

Como é óbvio estas são apenas algumas das estratégia que poderá utilizar para conseguir juntar algum dinheiro ao final de cada mês. Não precisa de seguir estas dicas à risca, o importante será definir a estratégia que melhor se adapte à sua realidade e que comece a pô-la em prática o quanto antes.

Autora
Tags