Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Crédito Habitação: famílias jovens com maiores taxas de esforço

Segundo uma análise aos mutuários com crédito habitação, os jovens tem taxas de esforço superiores comparado com as gerações anteriores.

Segundo uma análise aos mutuários com crédito habitação, os jovens tem taxas de esforço superiores comparado com as gerações anteriores.

 

Há dois anos, o cenário do crédito habitação era bem diferente, as taxas de juro estavam bem mais baixas, uma vez que ainda não tinha começado a alta inflação que se instalou a partir de 2022.

 

Segundo o que concluiu um estudo do INE, as famílias mais jovens são as que apresentam taxas de esforço maiores.  “O valor mediano da taxa de esforço com o crédito para habitação permanente, em 2021, era mais elevado para os mutuários com 34 ou menos anos (14,15%), face aos mutuários com 65 ou mais anos (13,03%) e aos mutuários com idades entre os 35 e os 64 anos (12,56%)”, explicam.

Pode também ser explicado que os jovens em início de carreira recebam salários cada vez mais baixos.

 

Captura de ecrã 2023-12-07 164910

 

 

E ainda, constata-se que mulheres que contratam crédito habitação sozinhas enfrentam as maiores taxas de esforço, isto porque ainda hoje as mulheres recebem os salários mais baixos relativamente aos homens.

 

Autora
Tags