Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Cuidados a ter com o crédito online

Se está a precisar de liquidez, certamente já pesquisou as opções de crédito disponíveis no mercado e aquele que encontra na internet até lhe pareceram competitivas. No entanto, há cuidados a ter com o crédito online.

Antes de mais, deve estar ciente de que nada é sempre tão fácil como as empresas dizem.

Os cuidados a ter com o crédito online

pedir um crédito pela Internet parece muito mais fácil do que ir ao banco e preencher todos os papeis. O problema é que os créditos online têm muita informação escondida e, pior, não vêm acompanhados de um gestor que lhe explica, pessoalmente todos os detalhes da proposta.

A seguir encontram-se um conjunto de informações ás quais deve estará atento quando for contratar um crédito online, mas fica o alerta: todo o cuidado é pouco e não deve deixar de ler as letras pequeninas.

  • Conheça bem quem está do outro lado

Antes de assinar qualquer papel e, claro, antes de pagar o que quer que seja, faça questão de conhecer bem a instituição que está do outro lado. Na realidade, nem só os bancos podem iniciar o processo de crédito online. Também as agências de consultoria financeira prometem muitas vezes interceder por si junto dos bacos e conseguir o tão desejado balão de oxigénio financeiro.

Qual é o problema? Estas instituições são meros moderadores e não decidem nada sobre a aprovação do seu crédito o que significa que pode estar a pagar por um serviço cuja qualidade não é garantida. Tenha o cuidado de pesquisar sobre a instituição, se é uma instituição autorizada pelo Banco de Portugal e leia comentários e avaliações de clientes, para ficar a para de todas as queixas já existentes.

  • Faça mais do que uma simulação

Outro dos cuidados a ter com o crédito online diz respeito á simulação, porque ela nem sempre é aquilo que procura.

Repare que o que não falta na Internet são simuladores de crédito, e se usar vário vai notar que o resultado da simulação é sempre diferente. Porque? Porque as variáveis não são sempre as mesmas. Há simuladores de crédito que não usam a informação toda que devem.

  • Não pague antes de receber

Uma das queixas mais comuns dos consumidores que pediram créditos online é o pagamento de comissões antecipadas que depois nunca foram devolvidas.

Logo no início do processo, pagam um valor razoável á consultora, a titulo de comissão de pré-aprovação, e depois recebem um “não” do banco e ficam tanto sem o empréstimo como sem a comissão.

Além dos habituais cuidados a ter com o crédito online há, por isso, exigências a fazer para se proteger enquanto cliente, e uma delas é a de só pagar os serviços e mediação quando o dinheiro do empréstimo cair na sua conta.

  • Partilhe documentos só com quem deve

Os documentos e as informações envolvidas num pedido de crédito são pessoais e confidenciais.

Para analisarem o seu pedido de crédito e avançarem com uma oferta, as instituições bancárias vão querer saber tudo sobre a sua vida: quanto ganha, quanto gasta e quanto deve. Estas informações não devem ser partilhadas com ninguém a não ser com a instituição bancária que lhe vai emprestar dinheiro.

  • Analise todas as taxas e comissões

Também faz parte dos cuidados a ter com crédito online e análise de todos os números pequeninos do contrato. Olhe com particular atenção para a TAEG e, sobretudo, para o MTIC.

É verdade que os processos online são mais baratos, em parte, porque não recorrem a balcões físicos, mas é igualmente verdade que, muitas vezes, as simulações parecem baixas porque não incluem alguns valores adicionais.

Parte sempre do princípio que o valor que está o contrato não vai ser igual ao da simulação e deve ser lido com cuidado.

Contratar um crédito online não tem de ser algo assustador, mas também não pode ser feito de ânimo leve com uma confiança cega. Adote o máximo de cuidados e proteja-se.

Autora
Tags