Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Seguro de proteção ao crédito

Saiba como funciona o seguro de proteção ao crédito.

Se já contraiu um crédito junto de uma instituição bancária, certamente já ouviu a proposta de acompanhar o contrato de crédito com a contratação de um seguro de proteção ao crédito.

 

O que é o seguro de proteção ao crédito?

O seguro de proteção ao crédito é um produto que lhe promete um “plano B” no caso de alguma coisa lhe acontecer e o deixar incapaz de cumprir o pagamento das prestações que deve ao banco.

Pode ser vendido por uma seguradora ligada ao banco que lhe emprestou o dinheiro ou por qualquer outra instituição de seguros, e não é de contratação obrigatória quando pede crédito.

 

Como funciona o seguro de proteção ao crédito?

O seguro de proteção ao crédito garante-lhe o pagamento das prestações mensais ao banco se ficar desempregado, for hospitalizado ou a sua entidade patronal deixar vários dos seus salários em atraso.

Este seguro dura enquanto o empréstimo estiver em aberto no banco e é mais usado para cobrir o crédito automóvel e o crédito pessoal.

 

Que regras constam no contrato?

A primeira coisa que deve ter em conta quando se contrata um seguro de proteção ao crédito é que el não é valido indefinidamente em todas as situações.

Começando pela situação de desemprego involuntário: o seguro de proteção ao crédito assume, sim o pagamento das suas prestações mensais ao banco, mas essa benesse tem sempre um limite máximo de tempo que, geralmente, não ultrapassa os seis meses.

Quando a incapacidade se dá por acidente ou doença, também há umas letras pequeninas a ter em consideração. Neste caso, as prestações ficam garantidas enquanto perdurar a incapacidade para o trabalho ou ate esgotar o limite máximo de tempo que também é definido no contrato.

 

Que alternativas existem?

Se já tem crédito ativo e procura alguma proteção, também pode comparar a contratação do seguro de proteção ao crédito com um seguro d proteção no desemprego, que tem regras semelhantes mas, em vez de garantir o pagamento dos seus empréstimos, garante uma ajuda mensal fixa em casa de desemprego involuntário.

Este tipo de seguros, no entanto, também tem alguns detalhes críticos, pelo que deve fazer uma análise cuidada de todas as propostas que lhe chegarem ás mãos.

Autora
Tags