Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Taxa Anual Nominal: o que é e qual a sua importância

No caso de querer contrair um crédito ou fazer uma aplicação, a Taxa Anual Nominal (TAN) é um dos elementos que deve ter em conta.

A Taxa Anual Nominal representa o custo do dinheiro emprestado pelo período de um ano. Para os empréstimos concedidos pelos bancos representa quanto vai ter de pagar de juros pelo dinheiro que o banco lhe emprestou.

 

Importância da Taxa Anual Nominal.

A taxa anual nominal é a taxa comparativa de créditos entre instituições financeiras e é relevante para o apuramento dos juros.

Quando um banco faz uma proposta de crédito a um cliente utiliza a TAN como medida do custo desse mesmo empréstimo. Esta taxa é aplicada sobre o montante total de financiamento que p cliente pede ao banco.

A TAN pode ser fixa ou variável. No caos de ser variável, o seu valor resulta da soma da Euribor e do spread que o banco pode praticar. Neste caso, a TAN vai variar ao longo do tempo de acordo com as movimentações da Euribor.

2

 

Qual a sua aplicação?

A TAN está presente no cálculo do rendimento de qualquer aplicação financeira. É também usada para calcular custo de qualquer empréstimo. A TAN traduz assim o momento de juros que irá pagar (no caso do crédito) ou receber ( no caso dos depósitos).

Esta taxa consta sempre da Ficha de Informação Normalizada, no caso de depósitos ou crédito a consumidores, e da Ficha de Informação Normalizada Europeia, no caso de crédito habitação.

 

Qual a diferença entre a TAXA ANUAL NOMINAL BRUTA E LÍQUIDA.

A TAN é a base de cálculo do rendimento de uma aplicação financeira. Contudo, é apresentada de duas formas, em termos brutos e em termos líquidos. Ambas são taxas fixas nominais, mas a taxa anual nominal bruta não tem em conta o impacto sobre os juros.

Taxa Anual Nominal Bruta (TANB)

A TANB é uma taxa bruta, já que não desconta o montante de IRS que incidirá sobre os juros. Corresponde ao que o banco lhe vai pagar por poder utilizar o seu dinheiro, no caso de uma aplicação financeira.

Taxa Anual Nominal Líquida (TANL)

Corresponde á TANB deduzida de impostos. Ou seja, dos montantes retidos referentes ao IRS. A TANL reflete de forma precisa o valor que o cliente irá efetivamente receber após o imposto sobre o rendimento.  

Autora
Tags