Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Como rentabilizar as poupanças

Aprender a rentabilizar poupanças significa ver o seu dinheiro crescer e evitar a perda de poder de compra com o aumento da inflação.

Rentabilizar poupanças é uma questão á qual deve dar especial atenção, visto que poupar significa estar preparado para qualquer imprevisto financeiro no futuro.

A importância de rentabilizar as poupanças

Podemos poupar tendo em vista várias metas, mas sempre com a finalidade de ter um pé-de-meia para poder gastar no futuro.

A primeira coisa que deve fazer, é criar um fundo de emergência, que deve ter idealmente o valor correspondente a 6 ou 12 meses das suas despesas mensais. Isto com o intuito de fazer face a um eventual imprevisto, como por exemplo, deparar-se com uma situação de desemprego.

 2

 

  • 3 sugestões para rentabilizar poupanças

1. Procure produtos financeiros com taxas de juros superiores á taxa da inflação

Ter dinheiro parado na conta á ordem, é como dizer que vamos perder dinheiro. Ou seja, está a perder poder de compra pelo efeito da inflação. É o mesmo que ter o dinheiro em casa.

Assim, para pôr estas poupanças a render, terá de procurar produtos com taxas de juro superiores á inflação. Só assim, verá de facto do seu dinheiro crescer.

2. Aplique o valor certo em cada banco

O dinheiro que está no banco está garantido pelo Fundo de Garantia de Depósitos (FDG), mas existem limites.

Por titular, em cada instituição financeira, garante 100 mil euros, no caso do banco ir á falência. Este valor inclui capital e juros até á data da falência.

Sendo garantidos 100 mil euros por cada titular, numa conta com dois titulares será assim garantido pelo FDG o reembolso até 200 mil euros.

3. Não invista num só produto

     Já ouviu a expressão “nunca ponha os ovos no mesmo cesto”?

      No que toca a poupanças este ditado também se aplica. Os ovos são as suas poupanças e o cesto o produto financeiro onde irá investir. Assim, a menos que sejam todos de capital garantido, não aplique todas as suas poupanças num só produto.

Autora
Tags