Face à situação que nos encontramos e para que o negócio dos créditos habitações possam prosseguir, os bancos e os peritos das avaliações têm estado a implementar novos procedimentos na hora de avaliar os imóveis.
“Para situações extraordinárias, medidas extraordinárias.” Este é o limiar que serve de base às avaliações de imóveis.
Paulo Barros Trindade, presidente da ASAVAL - Associação Profissional das Sociedades de Avaliação, declarou que, "desta forma, urge encontrar soluções extraordinárias". Afirmando que "os tempos não são fáceis para ninguém”. Considera ainda que a grupo dos peritos avaliadores tem de se "adaptar e continuar a realizar a atividade em segurança".
Quais os novos procedimentos?
Existem assim três formas de proceder com as avaliações, sendo elas:
- Vistoria ao imóvel
- Vistoria “drive-by”
- Avaliação Desktop
Destas avaliações, as últimas duas são as que nos dias de hoje se optam por fazer, para salvaguardar os riscos de contágio. No entanto as vistorias presenciais em alguns casos poderão ser efetuadas, tomando sempre as devidas precauções. Este tipo de avaliação presencial servirá por exemplo para os terrenos e para edifícios que não estejam ocupados, como é o caso dos armazéns industriais.
As vistorias “drive-by”, são vistorias que não são feitas no interior dos imóveis, ou seja, apenas são feitas ao exterior. Já as avaliações Desktop são realizadas com computador, pelo perito avaliador, sem que se desloque ao local. Com ele tem toda a informação de que necessita, tais como, fotografias, documentos do imóvel, a base de dados, entre outros.
Paulo Barros Trindade referiu ainda que "O recurso às tecnologias disponíveis, nomeadamente, à videochamada a realizar com os proprietários ou mediadores, para permitir uma inspeção dos imóveis à distância, ainda que seja um processo com limitações, é talvez o mais aconselhável para permitir a continuidade da atividade desta classe profissional e, com ela, a manutenção da capacidade de realização de crédito hipotecário, até que a situação de saúde pública normalize".
Um outro desafio para os peritos avaliadores está na determinação dos valores de mercado. De forma a ajudá-los temos os agentes imobiliários que podem contribuir nestas tarefas com os estudos de mercado e análises.
Dica: Fique em casa! Por si, por nós, por todos!