Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

O que será melhor para si: comprar ou arrendar?

Veja quais são as vantagens e desvantagens das duas opções e decida qual é a melhor para a sua situação.

Esta é uma das maiores dúvidas de quem quer mudar de casa. Será melhor arrendar ou comprar um imóvel? Quais são as vantagens e desvantagens das duas opções? O que é melhor para si, tendo em conta as suas necessidades? Neste artigo vou ajudá-lo a responder a todas estas questões, começando por lhe apresentar o melhor e o pior de arrendar uma casa.

 

Arrendar casa

 

As vantagens:

  • Tem menos despesas associadas: todos os custos associados ao imóvel, como por exemplo a manutenção do mesmo, o condomínio e o imposto do IMI são da responsabilidade do proprietário. O valor da renda também não sofre grandes alterações ao longo do tempo, variando apenas com a atualização anual das rendas.
  • Ausência de custos de manutenção: no caso do imóvel necessitar de obras  ou reparações é o senhorio que tem de suportar os custos.
  • Maior mobilidade e flexibilidade: com um imóvel arrendado é mais fácil mudar de casa devido à duração dos contratos. Apenas é preciso respeitar os prazos de cessação previstos nos contratos ou na lei. O arrendamento permite a mobilidade por motivos profissionais, que responde à necessidade de flexibilidade geográfica que hoje em dia é tão importante.



As desvantagens:

  • Submeter-se à autorização do senhorio: qualquer alteração tem que ser comunicada e autorizada pelo senhorio (como por exemplo, obras).
  • Investir em algo que não é seu: o arrendamento é considerado um custo e não um investimento, uma vez que está a “investir” em algo que não vai ser seu. E, portanto, não está a construir património.
  • Pode ser obrigado a mudar-se: seja porque o contrato de arrendamento termina ou porque o senhorio opta por não fazer novo contrato, pode ver-se numa situação de ter que procurar nova casa mesmo que não faça parte dos seus planos.
  • A longo prazo pode gastar tanto ou mais dinheiro do que se optasse por comprar casa: se o seu objetivo é viver durante muito tempo na mesma casa é fundamental que faça as contas e veja qual o custo total no longo prazo com as rendas que terá de suportar e compare com os encargos totais que terá com a compra de casa.
  • Relação com o senhorio: podem existir alguns altos e baixos e muitas vezes é necessário contar com a boa vontade e disponibilidade do senhorio para realizar as manutenções.
  • Menos personalização: terá de se “contentar” com as características da casa ou chegar a acordo com o senhorio.

 

Arrendar casa adequa-se ao seu estilo de vida e necessidades? Não tome uma decisão sem ver no próximo artigo quais são os prós e contras de comprar uma casa.

 

Autora
Tags