Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

12 formas de convencer os bancos a dar-lhe um spread baixo

Devido à crise financeira os bancos tornaram-se mais cautelosos na concessão de créditos

Nos tempos que correm conseguir aceder a um empréstimo, seja de que natureza for, não é uma tarefa fácil. Devido à crise financeira e a todas as circunstâncias que derivam da crise, como o aumento da taxa de desemprego, perda de rendimento disponível e imposição pela Troika de metas de redução do rácio de transformação (que mede a relação entre créditos e depósitos de uma instituição), os bancos tornaram-se mais cautelosos na concessão de créditos. Mas o facto de ser difícil, não significa que seja impossível convencer o seu banco a dar-lhe crédito.

 

Para além do empréstimo, é importante também conseguir obter um spread mais competitivo. Sendo o spread a margem de lucro que o banco obtém, através da concessão de um crédito, os valores do spread irão reflectir-se na taxa de juro aplicada a qualquer cliente que faça um crédito à habitação.

Apresento-lhe 12 dicas para o ajudar a convencer o banco a aprovar o seu crédito habitação com o spread mais baixo possível.

 

  1. Assegure que a sua taxa de esforço é baixa

A taxa de esforço é a sua capacidade para pagar a mensalidade do crédito à habitação. Se tem muitos créditos a seu cargo e se a sua taxa de esforço já é elevada terá mais dificuldades em conseguir um financiamento. Os bancos estão mais predispostos a aprovar um empréstimo se a sua taxa de esforço for inferior a 35%, podendo chegar a 40%.

 

  1. O empréstimo deverá ser 20% inferior ao valor da avaliação do imóvel

Quanto menos dinheiro pedir ao banco, relativamente ao valor de avaliação do imóvel, mais hipóteses terá de ver o seu crédito aprovado com um spread mais baixo. O empréstimo deve ser 20% inferior ao valor da avaliação – ou seja, se vai comprar uma casa avaliada em 100.000€, o seu crédito habitação deve ser inferior a 80.000€.

 

  1. Prove que a sua situação profissional é estável

Quanto mais estável for a sua situação profissional e quanto mais forte for o vínculo à sua entidade patronal, mais hipóteses terá em ver o seu pedido de crédito aprovado com um spread mais baixo. Este facto está relacionado com o perfil de risco que cada cliente representa para uma instituição. O banco precisa de assegurar que vai cumprir com o pagamento da prestação, mesmo que as taxas de juro subam.

 

  1. Apresente fiadores ou outros imóveis como garantia

Fiadores e garantias adicionais (terrenos, outros imóveis em seu nome) podem ajudar a convencer o seu banco a conceder-lhe o empréstimo que procura.

 

  1. Subscreva produtos ou serviços bancários para baixar o spread

As instituições financeiras oferecem spreads baixos por cada produto que subscrever no banco, por exemplo cartões de crédito, PPR (Plano Poupança Reforma), domiciliação de rendimentos, etc. No entanto, é fundamental fazer as contas ao custo total dos produtos contratados.

 

  1. Manter uma boa relação com o banco

Um cliente antigo no banco, de historial cumpridor, com um nível de risco baixo, com vários produtos e serviços financeiros subscritos, com poupanças ali alocadas tem mais hipóteses de ser recompensado com um spread baixo por esse banco.

 

  1. Dar uma entrada avultada

Se as suas poupanças o permitirem, dê logo uma boa entrada na contratação do empréstimo, pois quanto menor for o financiamento do crédito, menos spread pagará.

 

  1. Comprar casa ao banco

Os bancos oferecem condições vantajosas aos clientes que optem por comprar casas entregues ao banco.

 

  1. Aproveitar as campanhas

Outra forma de conseguir uma redução significativa no spread é estar atento às campanhas lançadas pelos bancos, que visam aliciar novos clientes ou solidificar a relação com os mais antigos.

 

  1. Parcerias de empresas

Procure saber se a sua empresa tem parcerias estabelecidas com os bancos. Em caso afirmativo, poderá vir a desfrutar de condições mais vantajosas no crédito.

 

  1. Sondar outros bancos

Será boa ideia procurar propostas de outros bancos, e, no caso de conseguir um valor inferior ao oferecido pela sua instituição, argumente que encontrou uma melhor oferta por parte da concorrência.

 

  1. Não tem histórico de créditos em incumprimento

Ter um passado sem marcas de incumprimento ou de atraso de pagamento de prestações junto das instituições financeiras é importante para que o seu banco confie em si e lhe conceda um empréstimo.

 

Estas são algumas dicas que poderão ajudar no momento de pedir um empréstimo.

Se ainda tem dúvidas de como conseguir convencer o seu banco a conceder-lhe um crédito com um spread mais baixo consulte-me!

Autora
Tags