Cristina Carvalho

Há 9 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Melhores dicas para tornar a casa segura para crianças

As crianças são os seres mais curiosos do mundo, a sua curiosidade não tem limites, para eles tudo é novo e quando vêem algum objeto cativante fazem de tudo para explorá-lo. Neste artigo recomendo algumas medidas que deve ter em conta para criar um ambiente seguro no seu lar.

Quando pensa que a sua casa está segura e que o seu filho não seria capaz de trepar os armários, por exemplo, pense duas vezes. Mesmo estando presente, uma fração de segundos é suficiente para os mais pequenos irem de encontro ao perigo.

No que toca a crianças todo o cuidado é pouco, mesmo achando que estão livres de perigo, existem sempre algumas ameaças em casa que nos passam despercebidas.

Cozinha

Começamos pelo local mais favorável a acidentes com as crianças. Desde facas a eletrodomésticos, a cozinha é o ambiente onde existem mais objetos ameaçadores e perigosos.

1. Barreira de segurança: Uma vez que a cozinha é o sítio mais perigoso da casa, deve ponderar colocar uma barreira de segurança para quando não está presente.

2. Detergentes no topo: Os detergentes e produtos de limpeza nunca devem ser colocados nos armários baixos. Caso não seja possível outro local para os armazenar deve apostar num bloqueio de segurança para armários e gavetas.

3. Máquina de lavar loiça vazia: No caso da máquina de lavar loiça, procure sempre deixá-la vazia após cada lavagem, e de preferência em armários superiores. No entanto, tanto a máquina de lavar loiça como o frigorífico devem estar sempre bloqueados.

4. Eletrodomésticos atrativos escondidos: O microondas deve estar sempre fora do alcance das crianças. Uma forma de o colocar longe da vista das crianças é incorporá-lo dentro de um armário, além de ficar visualmente mais apelativo também torna a sua cozinha mais segura para as crianças. O mesmo se aplica a outros pequenos eletrodomésticos: evite colocá-los em cima das bancadas, pois as crianças conseguem sempre arranjar forma de trepar qualquer coisa.

5. Retirar os botões do fogão: Quando não está a cozinhar, retire sempre os botões do fogão para evitar que o seu filho acidentalmente contraia uma queimadura. Caso o seu fogão funcione como indução, desligue-o no quadro elétrico quando não o está a usar. Além disso, deve adquirir um bloqueio de segurança para a porta do forno.

6. Cozinhar com especial atenção: Quando está a cozinhar, utilize sempre as bocas de trás do fogão e vire as pegas das panelas para os lados para que fiquem fora do alcance dos pequenos.

Sala de Estar

Passamos agora para a zona de lazer e para o cômodo onde mais tomadas elétricas são de fácil alcance. 

1. Coloque fita a desiva nos comandos: Tenha sempre atenção com os comandos da televisão e da box. Não existe nenhum perigo aparente em brincar com o botões dos comandos e o seu filho divertir-se a mudar de canal. O perigo aqui está nas baterias e pilhas dos comandos, use fita adesiva para evitar que os mais pequenos tenham acesso a estes objetos.

2. Protetores de cantos nas mesas: Se possível, compre um mesa de centro redonda ou com os cantos arredondados e de preferência que não seja de vidro. Caso não isso não aconteça, adquira protetores de cantos para evitar cabeçadas e hematomas. 

3. Televisão fixa: A sua televisão deve estar montada na parede e nunca descansada em superfícies baixas. 

4. Objetos pequenos no topo: Velas, objetos decorativos pequenos e porta-retratos devem ser colocados em armários altos. 

5. Barreira de proteção para lareira: Se a sua casa tiver lareira deve adquirir um barreira de proteção para os dias em que decide acendê-la, de forma a evitar que o seu filho se queime ao sentir-se curioso pelas chamas.

Quarto

No quarto das crianças nem sempre é possível controlar todos os passos do seu filho, principalmente na hora de descanso. Por isso deve ter em atenção a alguns cuidados.

1. Berço/Cama seguros: Certifique-se que o berço está bem montado. É inevitável uma criança não tentar trepar e escapar do berço, por isso é importante que este seja de boa qualidade e os parafusos estão bem apertados.

2. Armários embutidos /ou fixos: Pondere colocar armários embutidos nesta divisão, uma vez que o risco de o roupeiro cair por cima da criança é elevado. Caso contrário, tento fixar o roupeiro e a cômoda ao chão. Como já foi referido, as crianças adoram explorar e trepar os armários.

3. Atenção aos fios pendurados: Utilize cortinas sem cordas ou fios para evitar que o seu filho se magoe. 

4 - Brinquedos arrumados: Mantenha sempre os brinquedos devidamente arrumados, principalmente os mais pequenos. O risco de alguém tropeçar neles é muito grande, até mesmo para os adultos.

Casa de Banho

Depois da cozinha, a casa de banho é a segunda divisão com mais riscos para as crianças.

1. Proteja as torneira: Proteja a torneira da banheira com borracha ou silicone para evitar cabeçadas na hora do banho.

2. Mantenha o piso seco: Após o banho, certifique-se que o chão não fica molhado para que os mais pequenos não escorreguem, tente sempre passar um pano seco ou uma esfregona no chão e coloque um tapete anti-derrapantes nos sítios onde o chão costuma ficar molhado.

3. Tampa da sanita para baixo: Um dos sítios que mais curiosidade desperta na casa de banho para as crianças é a sanita. Nunca deixe a tampa da sanita levantada e pondere instalar um trinco de segurança para que não corra o risco de apanhar as crianças a brincar com a água da sanita.

4. Bloqueios de segurança nas portas: À semelhança do que acontece com os armários da cozinha, o mesmo deve acontecer nos da casa de banho. Instale bloqueios de segurança nos armários para manter as crianças longe de medicamentos, secadores e outros objetos de beleza elétricos, ou então guarde-os em armários altos.

Para a todas as divisões:

De uma forma geral, todas as divisões da casa devem seguir os mesmos parâmetros de segurança. Tomadas de parede deve estar sempre protegidas com bloqueios de segurança e as triplas escondidas atrás dos armários. Barreiras de segurança e bloqueios são sempre recomendados. 

 

Obviamente que muitas destas recomendações já são utilizadas em casa, mas no que toca a crianças, nunca é de mais relembrar. 

Autora
Tags