Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

TAEG: O que significa e para que serve?

Aquando uma contratação ou comparação de créditos, deve ter em conta sempre a taxa TAEG.

Quando pede um crédito, seja habitação, pessoal, automóvel ou com outra finalidade, não irá pagar apenas os juros relativos ao montante que recebeu. Para além disso, irá pagar também comissões e outros encargos associados ao empréstimo.

Esses juros que vai pagar são definidos pela Taxa Anual Nominal do empréstimo, isto é, pela TAN. A TAN é uma taxa anual utilizada em operações que envolvam o pagamento de juros, na qual expressa os juros do empréstimo. No entanto, não inclui impostos nem outros encargos com o crédito.

 

Mas irá pagar outros custos que se encontram refletidos na TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e que as entidades financeiras têm obrigatoriamente de publicitar.

Por esta razão, esta é a taxa para a qual deverá sempre olhar ao analisar as propostas de crédito já que representa o custo total do crédito. A TAEG é sempre superior à TAN.

 

 

O que inclui o cálculo da TAEG?

  • Os juros;
  • As comissões;
  • As despesas, nomeadamente com impostos e com os emolumentos relativos ao registo da hipoteca (no caso de se tratar de um crédito com garantia hipotecária);
  • Os seguros exigidos para aquisição do crédito;
  • A comissão de manutenção de conta à ordem;
  • A remuneração do intermediário de crédito;
  • Outros encargos associados ao contrato de crédito.

 

 

Onde é indicada a taxa TAEG?

A TAEG surge na informação pré-contratual fornecida ao cliente, isto é, na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE), no caso do crédito habitação e de outros créditos garantidos por hipoteca ou na Ficha de Informação Normalizada (FIN), no caso de um crédito pessoal.

Por fim, mas não menos importante, nunca se esqueça também de olhar para o MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor, que abrange não apenas o valor do empréstimo, como também o total de custos associados ao mesmo, indicando-lhe assim o que pagará, no final, pelo crédito.

 

Para melhor conseguir analisar todas estas taxas no momento da sua compra, não hesite em contatar alguém experiente que o ajude e acompanhe em todo o processo de contratação, e ajudá-lo a decidir qual a proposta mais vantajosa.

 

#equipacristinacarvalho

 


 

Autora
Tags