Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Compostagem em casa: o que é e como fazer?

Existem algumas medidas que todos nós podemos fazer em casa e que contribuem para vivermos num mundo melhor. Uma delas é o destino dos resíduos que produzimos em casa.

A preocupação e consciência da importância da sustentabilidade ambiental é cada vez maior, nos dias que correm. 

Existem algumas medidas que todos nós podemos fazer em casa e que contribuem para vivermos num mundo melhor. Uma delas é o destino dos resíduos que produzimos em casa. O ideal é a sua redução! Mas ainda que se reduza o desperdício e a produção de resíduos, é impossível chegar a zero. Por essa razão, é fundamental fazer compostagem.

 

O que é a compostagem?

Compostagem entende-se pelo processo de transformação de resíduos orgânicos em composto. Este composto funciona como adubo ou fertilizante dos solos, constituindo uma boa alternativa aos fertilizantes químicos.

É o método mais correto e ecológico para os resíduos domésticos da cozinha, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável.

Para além de ser ecologicamente sustentável, é também económico e simples de fazer em casa. Assim, se tem uma horta, quintal ou jardim, só tem de juntar resíduos verdes e castanhos e, facilmente, obtém material orgânico.

 

Que materiais podem ser compostados?

  • Materiais “verdes”: restos de alimentos, talos, casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo, borras de café, folhas de chá, etc.
  • Materiais “castanhos”: Folhas secas, resto de relva, palha, feno, cascas da batata, da cebola e do alho , aparas de madeira.

Como fazer compostagem em casa?

Fazer compostagem em casa é relativamente simples. Precisa apenas de uns pedaços de madeira, resíduos e um local arejado com um equilíbrio entre o sol e a sombra.

Então, vamos por passos:

  1. Escolher um local para construir o seu compostor. Fazer um buraco na terra com 30 centímetros de profundidade e colocar as proteções de madeira em redor (ou colocar a caixa em de madeira em cima da terra).
  2. Separar os resíduos “verdes” e os resíduos “castanhos” em bocados pequenos.
  3. No fundo do compostor, colocar ramos grossos para promover o arejamento e a drenagem.
  4. Disponha primeiro os resíduos “castanhos”, seguidos de uma dose de terra ou composto pronto. De seguida, coloque os resíduos “verdes”, e termine novamente com uma camada de resíduos “castanhos”, para evitar odores e proliferação de insetos, ao mesmo tempo que ajuda a oxigenar a terra.
  5. Regar adequadamente cada camada, por forma a conseguir o nível de humidade necessário.
  6. Repetir este procedimento diariamente até ter o compostor cheio. 

Após 15 dias, revire todos os resíduos. Este processo ajuda a renovar o ar e a acelerar a decomposição.

Autora
Tags