Cristina Carvalho

Há 10 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

Ver Prémios

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Investimentos: o que são e o que deverá ter em conta?

De forma vulgar o termo investir pode ser utilizado em diversas áreas da nossa vida, tais como, investir numa relação pessoal, investir numa formação profissional, investir no desenvolvimento de uma atividade.

No entanto, neste artigo falaremos mais concretamente na vertente económico-financeira dos investimentos.

 

 

INVESTIMENTOS FINANCEIROS

 

Antes de investirmos devemos sempre certificarmo-nos se o podemos fazer. Não invista dinheiro que não tem, não invista dinheiro que sabe que vai precisar a curto prazo e deve ter a disponibilidade para perder o montante investido ou, pelo menos parte dele.

 

Isto para dizer que antes de investir, deverá fazer contas, através de um orçamento familiar, ou seja, garantir que todas as despesas estão salvaguardadas. Aconselhamos também a ter uma poupança já acessível para o caso de precisar para algum imprevisto que aconteça.

Existem vários tipos de investimentos que variam consoante a sua natureza, desde no risco, nas condições, etc… tais como:

 

  • Imobiliário – este tipo de investimento é muito conhecido. Pode ser feito por si, na qual ficará como senhorio arrendando o imóvel ou então a comprar e vender imóveis.

 

  • Depósitos a prazo – a maioria dos portugueses faz este tipo de investimento. São de baixo risco, mas na realidade tem um retorno insignificante. Neste caso pode investir com valores baixos.

 

  • PPR – Plano poupança reforma – são investimentos, na qual adquire na idade da reforma. Existem várias modalidades, para saber mais informações contate diretamente com o seu banco.

 

  • Ações – representam parte do capital de determinada empresa. O investidor que compra ações, torna-se acionista da empresa e pode receber os seus lucros. O objetivo é claro, comprar e conseguir vender a um valor superior, para tal a compra de ações obriga a um conhecimento do mercado.

 

  • Fundos – é considerado um dos utensílios mais complexos de investimento e que modificam muito as suas condições. Os fundos são um conjunto de ativos diversificados, gerido sempre por profissionais, em que o objetivo principal é valorizar o valor investido.

 

  • Entre outros.

 

 

Em suma, investir implica sempre ter disponibilidade financeira e mental para ganhar, mas também para perder. Não prossiga para o caminho dos investimentos sem antes avalizar que está confortável a nível financeiro e que tenha uma poupança para possíveis imprevistos.

Autora
Tags