logo
ballon

Cristina Carvalho

Há 7 anos que trabalho no ramo imobiliário e esta é a minha paixão. O meu objetivo é tornar os sonhos dos meus clientes realidade.

PARA VENDER/COMPRAR FALE COMIGO

910 102 220

Como identificar um bom agente imobiliário?

O agente imobiliário avalia o imóvel, procura as melhores opções de financiamento e verifica as condições do imóvel.

A figura do agente imobiliário é muito importante em qualquer negócio imobiliário, uma vez que garante mais segurança tanto para o comprador como para quem vende ou aluga o imóvel. É ele quem avalia o imóvel, apresenta todas as informações relevantes, prepara um plano de atendimento a possíveis interessados, procura as melhores opções de financiamento, realiza o atendimento a clientes, analisa a documentação necessária, capta imóveis para negócios futuros, acompanha clientes em visitas e ainda verifica as condições do imóvel.

 

Mas como seleccionar um bom agente imobiliário para conduzir o seu negócio de compra e venda? Dou-lhe a resposta neste seguintes tópicos:

 

1 - Deve atender aos anseios e às expectativas dos seus clientes.

É fundamental que o agente conheça bem o mercado imobiliário e todos os procedimentos que abrangem as transações imobiliárias, como as técnicas de marketing e de atendimento aos clientes, relações humanas, vínculos negociais, entre outros.

 

2 - Deve saber resolver eventuais problemas durante as negociações.

Um bom agente imobiliário deve ter consciência de que o cliente exige constantemente eficiência, responsabilidade ética, segurança e honestidade para decidir sobre os seus investimentos imobiliários.

 

3 - Deve ser organizado e responsável.

Verifique se tanto a empresa quanto os profissionais envolvidos no processo apresentam pontualidade e fazem questão de documentar de forma clara cada etapa.

 

4 - Deve ter reconhecimento no mercado.

Dê preferência a um agente com uma estrutura sólida, experiente e que possa dar segurança e agilidade na execução das tarefas até à conclusão do negócio. A obtenção de prémios são sempre uma mais valia.

 

5 - Deve saber comunicar.

É importante saber comunicar tanto para atrair clientes como para realizar o próprio processo de intermediação em si.

 

6 - Deve ter poder de negociação.

Finalizar uma venda, nada mais é do que convencer alguém de que ele precisa daquele produto, portanto um agente imobiliário não existe sem o poder de negociação, responsável por conciliar os interesses de todos os lados e conduzir ao bem comum.

 

7 - Deve ser persistente.

A profissão de agente imobiliário exige muita persistência, visto que as coisas podem levar muito tempo a acontecer. O profissional que atua na área obtém melhores resultados quando possui um nome conhecido e respeitado no mercado, o que não se consegue rapidamente.

 

8 - Deve ser simpático.

Esta característica sem dúvida define a qualidade de um agente imobiliário. Qualquer cliente prefere fazer negócio quando é bem tratado, o que faz da simpatia um dos aspectos mais determinantes na hora de concretizar uma venda.

 

9 - Deve mostrar comprometimento.

O agente imobiliário deve interessar-se pela sua história, preocupar-se com quanto o cliente pode investir, e com as suas necessidades.

 

10 - Deve apresentar soluções antes, durante e depois da transação imobiliária.

Assessorar o processo de pagamento, financiamento e intermediação com quem está a vender o imóvel, são responsabilidades do agente imobiliário.



Para além destas características que fazem um bom agente imobiliário, esteja atento à redação do contrato e nunca faça qualquer transação sem uma leitura minuciosa de todos os itens. Evite contratações informais sem contrato assinado e reconhecimento de assinatura, pois estas deixam os clientes desprotegidos contra fraudes.

Autora
Tags